quarta-feira, novembro 16, 2005

World Press Photo 2005 - Fórum da Maia


A Fundação World Press Photo, sem fins lucrativos, nasceu nos Países Baixos com o principal objectivo de promover a liberdade de imprensa em todo o mundo, apoiando o fotojornalismo no desvendar e comunicar dos factos sem sujeição a qualquer tipo de censura.
Assim, baseada na liberalização informativa, a World Press Photo surge como uma chamada de atenção em prol de um mundo melhor através da publicação de inúmeras fotos sugestivas de assuntos controversos quer a nível político-económico, quer sócio-cultural.
Todos os anos é feita a eleição das fotografias que compõem cada edição da World Press Photo, cuja exposição está patente anualmente em 70 locais de 37 países de todo o mundo, por um júri internacional independente composto por 9 profissionais de jornais, agências noticiosas e revistas dos quatro cantos do globo.Esta exposição itinerante, única no género, resulta de um concurso anual de fotojornalismo e é subordinada a temas de interesse mundial, tais como: Guerras; Fome; Desastres Ecológicos; Conflitos Étnicos e Religiosos; Repressão e Opressão; Miséria Física e Psicológica.
Está aí a 4ª edição da World Press Photo.
As fotos do mundo para ver até ao dia 27 deste mês. O Fórum da Maia (Maia, distrito do Porto, para os mais "desnorteados"!)funciona de Domingo a Terça-feira das 15h às 19h. Aos sábados tem segundo horário entre as 21h e as 23h.
A entrada custa três euros.

Sem comentários: