terça-feira, setembro 12, 2006

Música no Tate Modern de Londres

O Tate Modern de Londres, o maior museu de arte contemporânea do mundo, estreiou na semana passada o projecto Tate Tracks que apresenta composições especiais para obras de seu acervo.
No primeiro dia de cada mês, até Abril '07, uma nova música será apresentada ao público que poderá ouví-la ao lado da obra na qual foi inspirada. Um mês depois de cada estreia, as faixas ficarão disponíveis no site do museu.
Quem ficou responsável pela primeira produção para o projecto foi a dupla Chemical Brothers. A obra escolhida nesta 1ª edição foi "Torso in Metal from The Rock Drill", uma escultura de Jacob Epstein, que é um dos pais da escultura moderna. A faixa leva o nome de Rock Drill e os produtores contam que conseguiram imaginá-la assim que viram o trabalho de Epstein. “Escolhemos escrever uma música para The Rock Drill porque é uma obra muito dinâmica, poderosa e moderna,” explicam.
No próximo mês é a vez do grupo de grime Roll Deep apresentar uma composição para um trabalho do escultor indiano Anish Kapoor. O projecto ainda terá uma faixa de Grahan Coxon, guitarrista do Blur em homenagem a "Meryon", obra do expressionismo abstrato de Franz Kline; The Landscapers para "Brillo" de Andy Warhol, da banda de rock inglesa The Long Blondes para "Metronome With An Eye" de Man Ray ou ainda música dos Unions Of Knives para a arte de Cy Twombly.

Mais info em : www.tate.org.uk/modern/tatetracks

Sem comentários: