segunda-feira, outubro 15, 2007

Fluviário De Mora



O Fluviário de Mora , único na Europa e um dos poucos do Planeta, mostra-nos o percurso de um rio desde a sua nascente até a orla oceânica, numa espécie de "oceanário de água doce".


Situado no Parque Natural do Gameiro (Alto Alentejo), o Fluviário de Mora é uma mega infra-estrutura com 2.300 metros quadrados, localizada nas margens da Ribeira do Raia, que pretende ser um espaço de exposições, relacionadas com a fauna e a flora.

Para além de todas as espécies que dominam os rios do Alentejo, vamos encontrar também por lá, uma exposição de habitats exóticos onde podemos ver de perto piranhas ou anancondas.


A sua arquitectura, evocando os celeiros rurais do distrito de Évora, é já candidata ao mais prestigiado Prémio Europeu de Arquitectura, as suas valências lúdicas, com a exposição de mais de 72 espécies de peixes, a sua vertente pedagógica, onde são expostos os mais diversos ecossistemas e de investigação, valência de fundamental importância no estudo das espécies da fauna e flora fluvial fazem deste local um ponto de visital indespensável.



1 comentário:

pita da vespa disse...

Eh valente!
Tás bom?

Ainda não tive oportunidade de visitar o fluviário, mas já ouvi dizer que está muito giro.

Um abraço para ti,
Pita da Vespa