segunda-feira, abril 30, 2007

Corta e cose... de Steinski

A Red Bull Music Academy disponibilizou uma parte da sessão que o mestre do cut and paste, Steve "Steinski" Stein, deu no Pitch Club (Porto).
Essa "Info Session" tratou de assuntos como a criação musical através do método cut and paste ou de direitos de autor, para um público restrito mas muito atento ás palavras deste grande comunicador.
Steinski é o criador de obras que influenciaram vários djs da área do hip hop como por exemplo DJ Shadow.

steinski.com

Pantha Du Prince e a felicidade

Aqui na Zona 8 tivemos o prazer de conhecer pessoalmente Hendrik Weber (a.k.a. Pantha Du Prince, a.k.a. Panthel, a.k.a. Glühen 4) e a sua música na sua 1ª actuação ao vivo em Portugal, um concerto quase privado na FNAC NorteShopping.
Do novo albúm «The Bliss», sob a designação de Pantha Du Prince, pode dizer-se que se respira um house / techno melodioso, cheio de emoções e com um apelo muito agradável ás pistas de dança mais deep. Uma viagem por Detroit, Berlin e algumas paisagens gélidas e belas do Norte da Europa.
Deixem-se flutuar e apaixonar...

A escutar aqui.
O site de Pantha Du Prince.
O site da editora Dial

terça-feira, abril 24, 2007

Spirit Catcher, uma visão nocturna

Dizem que a lista podia ser infindável mas as suas principais influências são Chic/Nile Rodgers&Bernard Edwards, Quincy Jones, Herbie Hancock, Zapp, D-Train, George Duke, Skyy, Change, Larry Levan, Giorgio Moroder, Fabrice Lig, John Tejada, Jimpster, Titonton, Morgan Geist (Metro Area) e todos os artistas techno de Detroit... e isso nota-se em «Night Vision».
Jean Vanesse e Thomas Sohet, que há quase dez anos vêm lançando música com o nome de Spirit Catcher assinando faixas e remixes para selos como Crosstown Rebels, F- Communications, Kanzelramt, Moodmusic e, claro, o que lança este disco, 20:20 Vision.
Por aqui vamos encontrar espiritos que vão do introspectivo ao animado, do chique ao achocolatado, inseridos em estruturas house, prog, tech e disco.
O site dos Spirit Catcher: spiritcatcher.be
O site da editora: 2020recordings.com
A escutar aqui.

Pole e o seu castelo minimalmente colorido

Na capa do novo disco de Pole (aka Stefan Betke), «Steingarten», vemos uma imagem do castelo de Neuschwanstein coberto de neve. A capa serve desde já como uma previsão do som que se encontra no novo disco: frio e meticuloso, com pormenores escondidos por baixo de camadas de gelo. A sua técnica é fortemente minimal e com influências dub e glitch. Construído a partir de pequenos loops, Pole cria uma música calorosamente fria e minimalmente complexa.
O site de Pole: pole-music.com
O site da editora: scape-music.de/News
Para escutar aqui.


segunda-feira, abril 23, 2007

25.Abril 1974 - A Liberdade





[instalação "O scratch está na rua" com DJ Nel Assasin, parte
do projecto "Lusofonia-A (R)evolução" da Red Bull Music
Academy Portugal. Lisboa, Largo do Carmo, 2006]

sexta-feira, abril 20, 2007

Back To The Future 5

Mais um grande tema de 1988.
Mark Moore e companhia adoptavam o nome de S' Express e lançaram o mega hit (e mais um bom exemplo de sampling)"Theme From S' Express". Este tema foi descrito pelo seu autor como "algo novo e único - pegar no som underground da house de Chicago e do techno de Detroit e dar-lhe um som britânico.

S' EXPRESS "theme from s' express"

segunda-feira, abril 16, 2007

Face of Fashion





Termina a 28.Maio na National Portrait Gallery (Londres) a exposição «Face of Fashion», que passa em revista a cultura visual dos últimos anos pelas lentes dos fotógrafos Corine Day, Steven Klein, Mert Atlas & Marcus Pívot, Paolo Roversi e Mario Sorrenti.

npg.org.uk/fashion

MINI...Lisboa

O número 23 da MINIInternational, é dedicado a Lisboa, cidade descrita por este guia como " a ponta da Europa, o centro do Mundo. Em mais nenhum lugar na Europa se sente tão próximo a África e a América do Sul. (...) Lisboa é centro de um Universo que começou com a época dos Descobrimentos e que se mantém como uma entidade cultural superior."
A revista conta com entrevistas a Kalaf, Alberto Pimenta, Henrique Amaro, Guta Moura Guedes, entre muitos outros nomes da capital portuguesa. Fala-se ainda de fado, da nova música urbana nacional, do Parque Mayer, da Lusófonia - a (R)evolução), do Ginjal e do Caís das Pedras, numa espécie de guia alternativo aos sons e sabores da cidade.
O cd conta com músicas de Kalaf, Sr. Alfaiate, Coca, Kika Santos e Sara Tavares, videos da cidade e das suas gentes.

Podem espreitar aqui.

terça-feira, abril 10, 2007

DJ Deev na Rádio Oxigénio

(clica para aumentar)

Este Sábado dia 14 á meia noite (ou seja de Sábado para Domingo) a Rádio Oxigénio dedica uma hora inteirinha a DJ Deev, apresentando um set deste dj no espaço «Last Night A DJ Saved My Life».

Poderão ouvir em 102.6 FM (Lisboa e arredores), em www.oxigenio.fm (para todo o mundo) ou em mms://stream.radio.com.pt/ROLI-ENC-124 (em tráfego nacional - quem é amigo, quem é?).

sexta-feira, abril 06, 2007

Jazzanova e Todd Terje no Trintaeum

(clica para aumentar)

(clica para aumentar)


O nosso bar preferido da invicta traz mais dois grandes nomes a Portugal.
O Trintaeum comemora este ano o seu 12º aniversário mas passou despercebido da imprensa e público em geral.
Vejam as declarações de quem por lá passou, gente como Gilles Peterson, Lindstrom , Âme ou Faze Action, aqui.

terça-feira, abril 03, 2007

Alentejo: o passarinho, a rave party, a ambulância e o jovem agricultor...

Creamfields Lisboa

As Bandas...


e os DJ's.



Segredos do circuito

Nos próximos dias 13, 14 e 15 de Abril 2007, realiza-se a 2ª Edição do Circuit, um evento de Moda, Música, Gastronomia, Arte e criatividade que já o ano passado dinamizou Lisboa. Com o tema “Secret”, o Circuit vai envolver sensações, experiências inovadoras e interessantes, que despertam surpresa, mistério e segredo, e além disso o Circuit vai levar o seu público a locais nunca antes desvendados nas Amoreiras e ao magnifico Jardim Botânico Tropical em Belém, numa mostra surpreendente de vanguarda e criatividade.
Na música vai ser apresentado e oferecido um revolucionário cd da Circuit, powerd by Nissan, com o nome de “Portuguese Contemporary Electronic”, onde participação de nomes como Zentex, Banister, Kemika Fields, Camarão, Plagia, Dk; The Users, Truper, Mista Jules, Thinkfreak, Yellow e d.O.t contribuem de forma brilhante para a compilação e mistura deste trabalho por Nelson Flip.


domingo, abril 01, 2007

Makossa & Megablast e Slope

Makossa & Megablast - "kunuaka"

poucos são aqueles que nos apresentam um som electrizante como o da dupla Marcus Wagner-Lapierre (Makossa) e Sascha Weisz (Megablast), um futurismo techy/dubby/afro/house francamente positivo e com muita celebração dançante. Para além de alguns singles já conhecidos este "kunuaka", o primeiro albúm da dupla, apresenta também alguns inéditos.

makossa-megablast.com

Para ouvir aqui.




Slope - "...is dope"

com um estilo dificil de definir os Slope apresentam uma recolha de alguns dos seus mais emblemáticos temas, produções (Capitol A) e remixes suas (Fat Freddy's Drop, 1Luv, Deyampert ou Daniel Magg) e de outros (Henrick Schwarz, Meitz, Daz-I-Kue and Afronaught) para temas seus neste cd. Uma espécie de celebração dos dez anos de DJ Honesty e Daniel P com o seu alias Slope. Estes dois DJs/produtores criaram um cosmos musical por onde gravita uma unificação de house, broken beat, laivos de hip-hop e ainda uma boa dose de soul.

Para ouvir aqui.