quarta-feira, setembro 09, 2009

Mor Karbasi

Recentemente tivemos o prazer de descobrir, ao vivo, esta israelita de 23 anos (nascida em Jerusalém e radicada em Londres) com uma voz fenomenal: Mor Karbasi.
Apenas com um albúm editado, "The Beauty and The Sea", Mor tem demonstrado nos seus espectáculos ao vivo que vai muito para além do registo de longa duração. A sua voz é intensa, sedutora e muito pessoal. Mor Karbasi interpreta as suas canções em ladino (a língua dos judeus da Península Ibérica, que misturava palavras espanholas, portuguesas e hebraicas) e a sua música é sefardita (que os judeus levaram da Península Ibérica e que continuaram a desenvolver juntando-lhe elementos musicais dos muitos países por onde passaram, do norte de África ao Médio Oriente e à Europa central e de leste), que ás vezes é fundida com flamenco e fado.
Pelas raízes de Mor Karbasi não é de estranhar que esta senhora cante, sem problema algum, uma versão da "Rua do Capelão" (em Sines cantou acompanhada por piano e em Ponte de Sor numa versão ainda mais espectacular acompanhada por guitarra em fusão fado/flamenco).
"Uma das maiores jovens divas da cena musical global, ao lado de nomes como Mariza ou Yasmin Levy" diz o britânico "Guardian".












myspace.com/morkarbasi

Sem comentários: