terça-feira, outubro 18, 2011

Discos novos na Zona 8

The Black Dog "liber dogma" [Soma]

Em boa altura o regresso destes veteranos a mais um disco de longa duração.
As primeiras impressões que se tira deste disco é "techno feito por mestres do techno". Ao 14º álbum os The Black Dog deixaram o experimentalismo e conceptualismo dos dois discos anteriores e em "Liber Dogma" voltaram aos ritmos duros e viscerais do techno (e afins). Sobre o disco a rapaziada diz que sempre quiseram fazer um disco que reflectisse os seus sets ao vivo, cheio de musica hipnótica e física (e porque não, sensual) para tocar em grandes pistas de dança. a isto junta-se a reformulação da chamada intelligent dance music (idm).
Provavelmente o disco techno do ano.
De parabéns está também a Soma, que edita mais este disco, pelos seus 20 anos de existência.






Rodriguez Jr. "bittersweet" [Mobilee]

"Sou um fetichista por sintetizadores", é assim a apresentação de Rodriguez Jr. (Oliver Mateu para a sua família). E os sintetizadores são mesmo a base do seu disco de estreia chamado "Bittersweet", em que se faz uma viagem pelos vários caminhos, texturas e estados de espírito da musica electrónica, em modo pista de dança embora num estilo mais arty.
Apesar de os sintetizadores dominarem o disco, existem breves momentos de humanidade, sentimentos e natureza, seja pelo som de pássaros, pelos vocais ou pela emotividade dada a certos temas.
É uma bela estreia, em termos de álbuns, para Rodriguez Jr.






Soulstice "in the light" [OM Records]

Este o regresso dos Soulstice, 10 anos depois do seu álbum de estreia (e até à data único!), com o seu estilo próprio e reconhecido essencialmente na voz de Gina Rene. A produção ficou a cargo, como é habitual, de Andy Caldwell, Gabriel Rene (também conhecido por Aquanote) e Mei-Lwun Yee.
Um disco solido e que não vai desiludir os fãs do projecto e também fãs de estilos como lounge, downtempo, neo-soul e (nu-) jazz, completado por algum trabalho de turntablism.






V/a "Ciudad Deep Vol. 2" [Deep Disco]

A editora colombiana Deep Disco Music regressa com a colectânea "Ciudad Deep Vol. 2", uma bela colecção de temas entre o house, deep house e tech house.
Para além de temas produzidos pelo patrão Matheo Velez, este 2º volume de "Ciudad Deep" apresenta temas bem interessantes de Obando (em estilo mais old school), Jose M & TacoMan (numa homenagem ao disco sound), Freakdub (em ambientes mais profundos e dub), Tini Garcia & Sebastian Ledher (em ritmos tribais), The Freak Factory (a fazer lembrar alguns temas dos escoceses Slam) ou ainda Phase Modulation (num belíssimo tema para after hours ou momentos mais chill).

Sem comentários: