terça-feira, novembro 01, 2011

Capela Árvore da Vida

Esta é a Capela Árvore da Vida do Seminário Conciliar de Braga, construída no já existente seminário, a capela foi desenhada pelos arquitectos António Jorge Cerejeira Fontes e André Cerejeira Fontes (da Cerejeira Fontes Arquitectos -  Imago, Atelier de Arquitectura e Engenharia, com a ajuda do escultor norueguês Asbjörn Andresen (que trabalha e dá palestras entre Suécia, Noruega e Portugal).
A capela pretende funcionar como uma sala de oração íntima, um lugar de contemplação silenciosa para aqueles que vivem no seminário. Cada detalhe da sua estrutura  e adornos pretendem evocar as suas origens na Bíblia, até mesmo todo o andar térreo e soluções estruturais repercutir os seis dias da criação e o sétimo dia de descanso.
Há uma ligação íntima e suave entre o mundo exterior e a capela em si, com um caminho convidativo e fluido que conduz ao espaço, em vez de um porta categórica e intimidante .
Participaram ainda no projecto o escultor Manuel Rosa, a pintora Ilda David, o construtor de órgãos Pedro Guimarães, o fotografo italiano Eduardo di Micceli e o construtor civil Joaquim Carvalho.

Sem comentários: