sexta-feira, abril 13, 2012

Discos novos na Zona 8

Francis Harris "leland" [Scissor & Thread]

Francis Harris, conhecido no mundo da música electrónica como Adultnapper, já tem nas ruas o seu novo disco, chamado "Leland". Este é provavelmente o seu projecto mais pessoal, Harris compôs o disco como um requiem para o seu pai. Uma obra suficientemente diferente do seu alter ego Adultnapper, para ser lançada em nome próprio. Os ritmos para a pista de dança matem-se intactos mas desta vez são acompanhados por instrumentos tocados ao vivo, como é o caso de violoncelos, pianos, guitarras ou trompetes.
"Leland"  foi masterizado por Joe Lambert, que trabalha com nomes como Washed Out ou Animal Collective. A  Scissor & Thread é uma nova editora sediada em Brooklyn, uma colaboração de Francis Harris (aka Adultnapper), Shawn Schwartz (da loja de discos Halcyon), Michael Scott (da editora de house underground Soco Audio, de Atlanta), e o DJ e produtor francês Anthony Collins.

>posto de escuta<





Harley & Muscle "handmade" [Little Angel Records]


Um disco recheado de deep house, como já estamos habituados, dos italianos William "Harley" Cataldo e Flavio "Muscle" Romaniello.
O sexto disco da dupla é a continuação do seu trabalho feito ao logo dos 5 anteriores discos. Deep house vocal e instrumental, house da velha guarda, no que pretende ser uma homenagem aos DJ's e house-heads do final dos anos 80 / principios de 90, peças essenciais no boom da música de dança. Exemplo disso é a participação do mestre Marshall Jefferson no disco.






Claro Intelecto "reform club" [Delsin Records]

Mais um grande disco para Mark Stewart (produtor de Manchester) sob o seu alter-ego Claro Intelecto.
Continuando a sua habitual linha dub techno / dub house, o novo disco "Reform Club" é menos obscuro que os anteriores, criando espaços e tempos de mais fácil digestão e mais direccionados para as pistas de dança. "Reform Club" tem mais a ver com reformulação do que própriamente com reforma. E se derrepente estiverem a dançar este primeiro disco de Claro Intelecto para a Delsin (anteriormente o inglês lançava pela Modern Love) com anjos, não se admirem, pois há muitas melodias celestiais por lá.
Esta é certamente, uma escutam das melhores escutas de 2012.






DVA "pretty ugly" [Hyperdub]

O produtor DVA (ou Scratcha DVA) é um dissidente por natureza, um viajante solitário, que mostra neste disco uma incrível capacidade de criar musica pop urbana e de dança cheia de musicalidade e texturas e ideias fora do habitual. Analisando e fundindo ideias de vários quadrantes, DVA apresenta neste seu "Pretty Ugly", um som muito próprio numa quase reinvenção da música pop, provavelmente adquirido enquanto foi o homem da frente do programa da manhã da Rinse FM.
"Pretty Ugly" tem várias participações, Natalie Maddix, Muhsinah, A.L. Zaki Ibrahim, Cornelia ou os mais sonantes Fatima e o senhor de Filadélfia, Vikter Duplaix. O som dos disco é verdadeiramente urbano: doce e azedo, estridente e exuberante, áspero e suave.
Há quem diga que é um disco... genial!

Sem comentários: