sexta-feira, junho 29, 2012

Look Up The Stars, Portugal

É da autoria de um norte-americano, Matthew Brown, e faz aquilo a que chama "visual storytelling" (narrativas visuais).
Em vez dos habituais vídeos turísticos, Brown reúne imagens dos países por onde passa e cria filmes como este. Em "Look Up The Stars, Portugal" cria uma visão melancólica de Portugal através dos olhos de uma criança.


quarta-feira, junho 27, 2012

Label Love Vol.4


Diz-se que nos dias de hoje ninguém dá nada a ninguém, mas não é bem assim.
Vejam o caso da Zona 8 que oferece a sua mixtape ou este exemplo da Tru Thoughts que contactou várias editoras para criar as compilações Label Love e as oferecer.
Label Love é a recolha de vários sons únicos compilado simplesmente pelo amor à música e a vontade de a partilhar com o maior numero possível de pessoas.
Neste 4º volume estão representadas as editoras All City Records, BBE Music, Brownswood Recordings, Daptone Records, Kindred Spirits, Now Again, Record Breakin’, Tokyo Dawn Records, Tru Thoughts Recordings e Ubiquity Records. Por aqui há clássicos cheios de nostalgia, jóias perdidas e temas exclusivos, tudo para abrir mentes a novos desafios musicais com Quantic & Alice Russel, Vindahl, Colonel Red, Monophonics, . Gilles Peterson's Havana Cultura Band, Boddhi Satva, Gang Colours ou Belleruche, entre outros.
Podem descarregar gratuitamente a compilação aqui logo a seguir a estas linhas.

 

Os volumes anteriores de Label Love, também eles totalmente gratuitos, estão disponíveis para download aqui:










segunda-feira, junho 25, 2012

Vale+ / PaperToys

Existe o normal vale (de roupa, cd's, livros ou descontos) e depois o Vale+.
É uma proposta da [in]cult que valoriza atitudes e comportamentos e relativiza o valor das prendas convencionais. O Vale+ é um pequeno livro com ilustrações de Maria Remédio e 10 páginas, cada página vale qualquer coisa. Se for o do Amor, pode valer, por exemplo, "uma semana de tarefas domésticas", "uma surpresa erótica" ou "um jantar inesquecível". No da Amizade os vales podem valer, entre outras coisas, "um desabafo a qualquer hora" ou "uma noite de farra à moda antiga".
Outro projecto da mesma casa são os PaperToys, bonecos de papel para serem montados, de personagens da história de Portugal. Por agora são 3, Fernando Pessoa, Infante D. Henrrique e Afonso III.
Tantos os Vale+ como os PaperToys podem ser comprados na Fnac, Livraria Almedina, loja Vida Portuguesa, na Fundação Serralves ou pelo e-mail cultideias@cultideias.com, e os preços variam entre o 1,50€ e os 9,50€.






Plataforma das Artes e Criatividade


A cidade de Guimarães já tem a sua Plataforma das Artes e Criatividade.
Esta é uma obra "especial" da capital Europeia da Cultura, um espaço (no antigo Mercado de Guimarães) virado "para o futuro com traços contemporâneos sem esquecer as suas raízes do passado". Integra ateliês de apoio às industrias criativas, auditórios e laboratórios, sendo que a menina dos olhos é o Centro Internacional de Artes José de Guimarães (em homenagem ao vimaranense José "De Guimarães" Marques.




 

sábado, junho 23, 2012

Passing Through


Uma curta metragem de Kristian Ulrich Larsen e Olafur Haraldsson.
"Passing Through" surgiu a partir de um discurso (de 1893) do cientista e inventor sérvio Nicola Tesla. Apesar de menos conhecido que Einstein ou Edison, Tesla foi o pai de muita da moderna tecnologia, pois foi ele quem desenvolveu as bases do sistema eléctrico da Europa.
A música está a cargo de Moby.

sexta-feira, junho 22, 2012

Discos novos na Zona 8

Jamie Jones "tracks from the crypt" (Crosstown Rebels)

O muito esperado segundo disco de Jamie Jones já está pronto.
Por entre as actuações como dj por todo o mundo (que já lhe valeram o titulo de "Melhor DJ de Deep House") e as tarefas na editora Hot Creations que partilha com Lee Foss, surge "Tracks From The Crypt" uma colecção das suas armas secretas dos últimos 5 anos e alguns temas ainda não conhecidos.
O disco conta ainda com algumas colaborações como Art Department (em "our time in liberty"), Livia Giammaria ( em "over each other"), Surveillance Party (em "city at night") ou Luca C (em "tonight at tokyo").
Certamente um dos discos que se vai falar e ouvir muito durante os próximos tempos.


 >posto de escuta<





Alex Niggemann "paranoid funk" [Pokerflat]

Disco de estreia para o germânico Alex Niggemann, que como muitos dos seus compatriotas do mundo da house music começou por debitar beats de hip hop e a usar calças largas e bonés de basebol.
Actualmente Alex produz temas de house cheios de grooves para a pista de dança, sejam eles mais profundos ou mais imediatos. "Paranoid Funk", que segue a linha editorial da Pokerflat (de Steve Bug), não é um disco que vá ultrapassar as barreiras da novidade, mas é um disco de estreia muito bem conseguido e produzido, muito também por culpa de alguns do colaboradores presentes, Daniel Solar, Florian Schirmacher, Benji e John Rydell.


>posto de escuta<





Hot Chip "in our heads" [Domino]

Já chamaram ao estilo dos Hot Chip de hipster house, talvez sim talvez não, a verdade é que cada vez que estes 5 rapazes fazem algo há sempre um grande buzz à volta disso.
O seu 4º álbum de estúdio vem recheado de temas feitos para festejar, party e mais (after) party.
As influencias vem do rock progressivo dos anos 70, dos sintetizadores dos anos 80 ou de toda a música de dança dos anos 90, ou ainda de qualquer outra coisa.
Mas por estas alturas já toda a gente fala dos Hot Chip...


>posto de escuta<






Chymera "death by misadventure" [Connaisseur]

Irlandês actualmente a viver na Alemanha, o produtor Bren Gregory (aka Chymera) fez uma viagem por caminhos menos óbvios neste sucessor do seu disco de estreia de 2005.
Ao escutar-se o requinte das faixas deste "Death By Misadventure" não se percebe que é o resultado do constante trabalho e pesquisa ao longo dos anos para trazer a perfeição para o disco. Infundindo o clássico com o chill out e a dança. Uma declaração de amor à musica. Um disco para que escuta a música com visão e intensidade. 


>posto de escuta<






 Smallpeople "salty days" [Smallville]

Disco de estreia para os patrões da editora Smallville, Just von Ahlefeld e Julius Steinhoff.
Muito mais que uma estreia, muito mais do que "apenas mais um disco" de deep house, "Salty Days" apresenta 9 grandes exemplos de música sedutora, coerente e feita para dançar, absorvendo o conhecimento dos mestres ancestrais como Larry Heard ou a "pandilha" da Nu Grooves. 
A cada tema é contada uma nova história, cada história (tema) conhece as suas raízes, o seu passado e o seu classicismo mas é feito com visões do presente e do futuro.
Um disco para ouvir na pista de dança e também no conforto do lar.  


>posto de escuta<







Taragana Pyjarama "tipped bowls" [Kompakt]

Nick Eriksen, o dinamarquês por detrás de  Taragana Pyjarama, é considerado um puto-maravilha no que diz respeito ao seu talento para fazer música electrónica. A sua música é tão refinada quanto caótica, descrita por alguns como "um conto de fadas com linhas de baixo".
O seu EP de estreia foi lançado em 2011 pela Fools House e ficou nos favoritos de gente como Michael Mayer (patrão da Kompakt) James Holden, Trentemøller ou Brodinski.
"Tipped Bowls" é um disco que nunca recua de um caminho emaranhado através dos profundos bosques escandinavos, que curiosamente parecem estar num estado de espirito tropical. Basta estar atento e vai se descobrir uma imensa vegetação em constante evolução onde os lobos uivam à Lua multicolor. Por outras palavras, um disco recheado de belas paisagens ambient e electrónica mais calma.







Vários artistas "Cocoon Compilation L" [Cocoon]

Com a chegada do tempo quente à Europa é natural que chega mais um número, ou melhor letra, da série "Cocoon Compilation". Desta vez é a letra "L" que marca a 12ª edição destas compilações da Cocoon.
Para alem de ser um showcase do som da editora neste momento, este é uma das suas melhores compilações. Por detrás das 12 faixa inéditas de "Cocoon Compilation L" estão alguns nomes bastante conhecidos na cena como é o caso de Tale Of Us & Visionquest (que fazem o delicioso tema de abertura), Rampa & Re.You, Tim Gree, Doomwork, Secret Cinema, Guy J ou Adam Port (que oferece uma faixa em espécie de electro-rock, sendo o outsider, mas mesmo assim muito bom)
O som da Cocoon em 2012 funde house progressiva com pedaços de house pura, techno minimal emotivo com pedaços de música electrónica mais estática e rude.



Zona 8 | Rádio Alternativa 21

 

Zona 8
toda a música electrónica com DJ Deev 
Sextas às 23 horas (Lisboa/Londres)






quinta-feira, junho 21, 2012

Fujifilm X-Pro 1


Com a inteligente opção do visor óptico ou electrónico, a nova máquina fotográfica Fujifilm X-Pro 1 é uma boa opção para quem quer gastar umas massas numa muito boa máquina.
Com design vintage, 16 megapixeis de resolução e possibilidade de colocar várias lentes, a Fujifilm X-Pro tem ainda outra grandes vantagens que podem descobrir aqui.





Casa Vale do Lobo


No Resort Vale do Lobo (Algarve) são cada vez mais as casas de autor a nascer.
Um dos exemplos é este que mostramos aqui, uma obra do arquitecto Vasco Vieira (Arqui+ Arquitectura) com o nome de Casa Vale do Lobo
Esta casa contemporânea vive essencialmente da mistura da madeira com o vidro, mas a sua "menina dos olhos" é, sem duvida, a piscina. A moradia tem o formato em "U", sendo um lado a casa propriamente dita, outro um deck em madeira para relaxar e a terceira parte a piscina.

terça-feira, junho 19, 2012

Zona 8, emissão de 19.Junho.2012

Disponível para escuta mais uma emissão da Zona 8.
São 120 minutos, desta vez, em formato dj-set. Na primeira parte com alguns temas que vão encontrar, neste Verão, nas melhores pistas de dança do planeta. Na segunda parte é a celebração do próprio Verão com uns quantos exclusivos e outras tantas novidades. Alguns dos convocados são Sivesgaard, Ornette, Trus'me, Argy, Joey Negro, Simian Mobile Disco, Bas Amro, Bimas, Gabriel Ananda e Frank Muller.
Ainda temos disponíveis compilações/mixtapes exclusivas e gratuitas aqui.

A Zona 8 vai para o ar todas as Sextas ás 11 da noite (hora de Portugal) na Rádio Alternativa 21.

[emissão optimizada para sistemas de som 2.1]



Posto de escuta da Parte 1:





Posto de escuta da Parte 2:



playlist:

sivesgaard / in the night // eklektisch
ornette / crazy / noze remix // discograph
moodtrap / out of time // tsuba
roberto rodriguez feat max c / lies // serenades
thomas gandey / the organ track / maxxi soundsystem dub // southern fried records
trus'me / good god / norman nodge dub // prime numbers
pablo bolivar / summer nights / piek remix // justified cause recorthings
argy feat. bajka / ourselves / yoruba soul mix // ibadan
joey negro pres. z factor / sounds in the air / soul purpose mix // z records
simian mobile disco / cerulean // wichita
king britt pres. fhloston paradigm / the chase // hyperdub
recondite / petrichor // acid test
books feat. josé gonzalez / cello song / dj deev's non official edit type thingy // white label
marvin gaye / what's goin on / dj deev 40 years later edit // white label
black coffee feat. zakes bantwin / juju / dj deev deep dubby rework // white label
pink floyd / shine on you crazy diamond / dj deev rework 1 // white label
moonbeam feat. blackfeel wite / song for a girl // black hole recordings
bas amro / fake & gay // save room recordings
bimas / post the music // desolat
gabriel ananda feat. alice rose / struck by light / techno version // basmati
frank muller / schoenbrunn / kirk degiorgio remix // mad musician
renart / conte d'ete // cracki records 


sábado, junho 16, 2012

Deep Fried Gadgets


De vez em quando aparecem ideias criativas que nos fazem parar e pensar… É o caso do projecto Deep Fried Gadgets, do fotógrafo neozelandês Henry Hargreaves.
Quem pensaria fritar um Gameboy numa panela com óleo? Ou um iPad , iPhone ou MacBook? A mente insana de Hargreaves !
Já sabíamos que gostava de trabalhar com comida, mas não desta forma, uma refeição tecnológica que compara a velocidade de descarte desses gadgets com os hábitos de comida fast food.




sexta-feira, junho 15, 2012

Kilian Martin: Altered Route (a Skate Film)


Realizado, filmado e editado por Brett Novak, "Kilian Martin: Altered Route (a Skate Film)" mostra o estilo inovador e brilhante do skater Kilian Martin filmado magistralmente num parque aquático abandonado.
A banda sonora está a cargo de Patrick Watson.


quinta-feira, junho 14, 2012

Andy Gilmore


Um mestre da cor e da composição geométrica, o trabalho de Andy Gilmore é muitas vezes caracterizado como caleidoscópico e hipnótico, embora possa ser descrito como acústica visual, os seus arranjos complexos, muitas vezes fazendo referência a escalas e melodias de música.
A viagem de Gilmore em direcção a este seu estilo magistral seguiu uma longa e sinuosa estrada. Ele caracteriza a sua educação como uma emaranhada teia, mencionando as livrarias, padarias, e teatros, onde trabalhou como mais importantes que as escolas que frequentou na busca de seu bacharelado em artes plásticas, que acabou por receber do  Colégio Suny Empire State.