segunda-feira, abril 21, 2014

Casa em Moreira


Todos os anos, a revista inglesa Wallpaper distingue 20 profissionais da arquitectura, o português Paulo Henrique Durão integrou a mais recente lista de jovens arquitectos mais promissores.
Natural da Marinha Grande, Paulo Henrique Durão tem como último projecto do seu atelier, Phyd Arquitectura,  a Casa em Moreira, na zona da Maia, e é talvez o seu preferido pela "imensa luta" que deu. "De forma muito iconográfica definimos o edifício como uma enorme tartaruga  construída em betão. É um projecto simultâneamente muito delicado no interior que contrasta com o exterior. No fundo é um enorme bloco de betão e um interior aberto à luz com vários pátios exteriores que separam os espaços ", explicou.   
No interior, os três quartos, no andar de cima, estão dispostos em "forma de pente" e que envolvem dois pequenos terraços, e permitem tectos altos e uma janela de altura dupla na sala de estar no andar de baixo. Os dois andares são ligados por uma escada de madeira e alguns degraus são alongados de forma a criar prateleiras.
Para garantir que a casa recebe luz natural suficiente, foram projectadas uma série de pequenas clarabóias no telhado.
 

Podem ver o vídeo sobre esta Casa em Moreira e o seu criador aqui
Curiosamente, esta casa fica a poucos metros do quartel-general da Zona 8.


Sem comentários: