sexta-feira, junho 20, 2014

Curtas Vila do Conde


Em 2014, o Curtas Vila do Conde chega à sua 22.ª edição. Este ano, entre 5 e 13 Julho, o festival acompanha o mediatismo do Mundial de Futebol, dedicando parte da sua programação à relação entre o cinema e esse desporto. Para além disso, o Curtas continuará a celebrar o melhor do cinema contemporâneo e a sua relação com outras dimensões artísticas, cujo centro é uma exposição dedicada ao legado do cinema moderno do italiano Michelangelo Antonioni.
A competição internacional exibirá cerca de 40 filmes de diferentes países, enquanto a competição nacional continuará a ser o radar da mais recente produção portuguesa de curtas-metragens. Mas também as competições Experimental, Vídeos Musicais, Curtinhas (filmes para crianças), e Take One! (filmes de escola).
Como em anos anteriores, as secções paralelas continuarão a diversificar as propostas de programação do Curtas Vila do Conde. No In Focus, será apresentada uma retrospetiva integral da obra de longa-metragem da realizadora Kelly Reichardt, incluindo a ante-estreia nacional de “Night Moves”, o seu aclamado e último filme. Já no Stereo, continuaremos a proporcionar alguns momentos inesquecíveis onde o cinema e a música partilham o mesmo palco, com filmes-concerto das bandas Filho da Mãe, Sensible Soccers, peixe: avião, entre outros.
Ainda no Festival, mantém-se as secções Curtinhas e Take One!, ambas dedicadas à formação de públicos. Na primeira, os miúdos terão oficinas e espaços dedicados a uma aprendizagem lúdica do cinema e ainda sessões de cinema para diferentes idades. No Take One!, para além da competição de filmes de escola, haverá masterclasses e mais uma edição do VideoRun. Também as habituais secções de Panorama – Português e Europeu – exibirão curtas-metragens de produção recente.




Sem comentários: