quarta-feira, agosto 13, 2014

Chiaroscuro


A instalação criada por Sougwen Chung, artista nascida no Canadá, criada na China e a viver agora em Nova Iorque, Chiaroscuro é uma culminação de contrastes, o jogo entre a luz e a escuridão, o tangível e intangível, o novo e o velho.
Esta instalação é uma interpretação moderna do chiaroscuro (palavra italiana para "luz e sombra", a técnica de pintura inovadora introduzida por Leonardo da Vinci. Este trabalho artístico tanto tem de artesanal como de digital, e onde o desenho tem um papel fundamental,  que abrange a estrutura física, a luz de mapeamento e da própria projecção. Ao digitalizar o desenho, a simples acto de criação de marcas torna-se transmutável​​, é reinterpretado para assumir uma nova forma e dimensões no software - transforma-se em estruturas manipuláveis ​​através do tempo.
Se desenhar é uma metáfora para a expressão humana básica, Chiaroscuro é uma instalação imersiva que aumenta a imagem desenhada em escala, som e alcance através do aproveitamento do potencial criativo de processos e tecnologias interdisciplinares.
 



Sem comentários: