sábado, setembro 20, 2014

Casa em Afife


As palavras da António Fernandez Architects (António Fernandez e Ema Rosmaninho) sobre esta Casa em Afife: "ao longe, o terreno apresenta-se inóspito. Um maciço rochoso bastante inclinado e com vegetação rasteira surge bruto e rude, envolvido por construções e terrenos ainda verdejantes. A Poente a paisagem deslumbra… uma vasta planície, ponteada por casas e cortada pela linha de caminho-de-ferro, estende-se até ao mar.
O programa requeria quatro habitações unifamiliares e o projecto acrescentou os ingredientes associados ao local, e a ideia brotou. Assim, aquele terreno rochoso, com aquela pendente, merecia algo semelhante a ele…, mais rochas se deveriam acrescentar. São pedras habitáveis que se suspendem sobre o muro que delimita o terreno."
Construída num terreno acidentado, esta casa contemporânea em Afife (Viana do Castelo) aproveitou o mesmo para se tornar numa habitação, ou melhor quatro habitações, únicas. Apostou-se na concepção de três habitações que se repetem, ao nível da compartimentação interior, sendo encimadas por três cubos de cristal que se voltam para o mar e que servem de solário.  A quarta habitação surge do solo, em patamares que dialogam com o terreno e em sintonia com as outras três habitações. Do lado da rua apresentam-se como pedras lapidadas e que à noite brilham como cristais.

 

Sem comentários: