terça-feira, junho 28, 2016

Festival Silêncio 2016


Esta Quinta-feira, 30 de Junho, inicia-se o Festival Silêncio no Cais do Sodré (Lisboa) com mais de 140 propostas culturais de acesso livre onde se convida a celebrar a Palavra.
Até Domingo, 3 de Julho, a rua, as fachadas e 40 espaços culturais e comerciais recebem propostas nas mais diversas áreas artísticas: música, cinema, exposições, conversas, performances, oficinas, conferências e instalações, num convite à participação e à descoberta.
O festival da palavra este ano apresenta um ciclo de homenagem à artista portuense Ana Hatherly e um ciclo sobre os múltiplos significados da palavra Fronteiras. Contará ainda com uma Feira de Edição Independente, uma Residência Artística que juntará Marta Bernardes, Miguel Bonneville, Daniel Jonas e Rui Silveira e um espectáculo de nome a n d a r [cais do sodré], coordenado pela bailarina e coreógrafa Aldara Bizarro.
No plano dos concertos, destaque às presenças de Lula Pena, Samuel Úria, Bruta (Nicolas Tricot e Ana Deus), Filho da Mãe Ricardo Martins + Miguel Borges, Aline Frazão, Cachupa Psicadélica com o espectáculo "A Moda do Poeta". O ciclo especial no Musicbox, com "bate-papos" marcados entre Mazgani e Duquesa (01 de Julho) e L-Ali e Mike El Nite (02 de Julho).
Nas conferências e conversas, presenças do filósofo francês Étienne Balibar (02 de Julho, 18:30, Largo São Paulo), da galega Chus Pato (03 de Julho, 18:30, Largo de São Paulo) e do jornalista José Goulão (01 de Julho, 18:30, Largo de São Paulo).
No ambito do cinema vai haver uma mostra de Poetry Film, com a inclusão de filmes nacionais e internacionais, uma série documental dedicada ao tema Fronteiras (com curadoria por José Goulão) e um ciclo de cinema com curadoria do Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Toda a informação em festivalsilencio.com.


Sem comentários: